Descrição de cargos: o que é, exemplos e como fazer
- Gustavo Ribeiro
- 20 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Descrição de cargos, ou job description, é a documentação das responsabilidades e atividades realizadas por cada posto de trabalho dentro da empresa. Essa atividade é feita pelo departamento de RH e o manual de descrição de cargos deve ser sempre reavaliado.

O departamento de RH tem função estratégica dentro de uma empresa e muitos desafios a cumprir para otimizar a gestão de pessoas e adequar os profissionais aos cargos e funções de acordo com o perfil e a necessidade de crescimento do negócio.
Dentre as diversas atribuições está a descrição de cargos e o papel do RH é criar um subsistema claro e objetivo, para facilitar os processos de recrutamento e seleção, assim como o entendimento dos gestores de área sobre o tipo de contratação a ser requisitada.
Nosso objetivo com este artigo é criar um guia completo sobre descrição de cargos que seja, ao mesmo tempo, a formalização padronizada das atividades executadas na empresa e a fonte de consulta para toda a equipe do RH e demais funcionários!
O que é a descrição de cargos?
A descrição de cargos e funções é uma documentação que relata quais são as posições ocupadas e atribuições de cada funcionário da empresa. O objetivo da descrição de cargos é tornar claras as atividades exercidas e o que se espera do profissional que ocupa a função.
Nela, deve constar ainda a formação necessária e algum conhecimento específico que seja essencial ao trabalho no dia a dia. A descrição completa e detalhada de um cargo pode ajudar na hora de preencher os requisitos para divulgação de uma vaga e ser um chamariz de bons currículos.
Somado a isso está a padronização que gera processos mais ágeis em qualquer instância em que o RH for acionado. Quando os cargos são bem descritos e relacionados dentro do organograma da empresa, é possível perceber quais são as suas aspirações e ambições mercadológicas.
Assim, será fácil identificar, inclusive, quais são as propostas de valorização profissional e como a empresa atua em relação às promessas de desenvolvimento de carreira e crescimento interno. É fundamental compreender que a empresa pode e deve alterar a descrição de um cargo, caso o perfil do negócio também sofra alterações.
Ela, portanto, deve acompanhar a necessidade da empresa, pois as mudanças no mercado são responsáveis por decisões que exigem repensar estratégias e modificar o organograma.
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